A Manipulação Visceral, ou Osteopatia Visceral, é uma terapia desenvolvida pelo Dr. Jean-Pierre Barral, um osteopata francês que juntamente com o Dr. Arnaud criou este sistema terapêutico através de estudos efectuados no Hospital de Doenças Pulmonares, em Grenoble, França, nos anos 70. Desde finais dos anos 90, que o Dr. Jean-Pierre Barral trabalha com o seu colega Dr. Alain Croibier no desenvolvimento, na divulgação e no ensino desta terapia no mundo inteiro, tendo fundado o Barral Institute, nos EUA, em 2006.

Esta Terapia é utilizada para localizar e resolver disfunções através do corpo, pois no sistema visceral (conjunto de todos os orgãos viscerais e estruturas adjacentes) quando uma víscera não consegue mover-se em harmonia, trabalhará contra os outros orgãos, estruturas musculares, membranosas, fasciais e ósseas, originando disfunções e patologias.

É baseada numa aplicação específica de forças manuais muito suaves que estimulam a mobilidade normal, a tonicidade e os movimentos inerentes das vísceras e dos seus tecidos conjuntivos. Estas manipulações suaves podem melhorar potencialmente o funcionamento dos órgãos individualmente, o sistema onde estão inseridos, e a integridade estrutural de todo o corpo, evitando assim disfunções que possam dar origem a doenças.

A Manipulação Neural foi desenvolvida pelos Osteopatas Jean-Pierre Barral e Alain Croibier, e avalia as relações mecânicas dos ossos do crânio e da coluna vertebral com a dura mater e os elementos neurais. Identifica e liberta restrições locais dos nervos e, ao mesmo tempo, observa os efeitos que estas fixações locais têm no resto do corpo, resolvendo padrões disfuncionais mais abrangentes.
Existe, igualmente, uma relação Viscero-Neural que está envolvida em todas as funções do corpo, pois sem controlo neural certas actividades viscerais não podem ser mantidas.

Quando um nervo está preso, ele perde a sua capacidade de deslizar e alongar-se em comprimento. Um nervo só funciona correctamente quando consegue mover-se livremente dentro das estruturas adjacentes.

O objectivo da Manipulação Neural é tratar este tipo de fixações com técnicas manuais ou, pelo menos, minimizar os seus efeitos negativos, facilitando a conductividade nervosa e o fornecimento de sangue intra-neural, para uma maior capacidade de resposta local e sistémica. A estimulação dos nervos é processada centralmente e reportada ao corpo como feed-back.

Aplicações da Manipulação Visceral:

Aplicações da Manipulação Neural

 

 

Dores Agudas

Sindrome Canal Cárpico

Golpes de Chicote

Golpes de Chicote

Lesões por acidente

Ciática

Lesões desportivas abdominais ou torácicas

Síndrome do Piramidal

 

Lombalgias

Problemas Emocionais

Lesões dos Nervos Periféricos

Depressão e Ansiedade

Dores de Cabeça

Desordem de Stress Pós-Traumático

Cervicalgias

 

Síndrome dos Escalenos

Problemas Digestivos

Neurapatias Periféricas

Refluxo Gástrico

Hérnias Discais

Nauseas

Restrições Plexo Braquial

Obstipação e inchaço abdominal

 

Problemas de deglutição

 

 

 

Saúde da Mulher

 

Endometriose

 

Dismenorreia

 

Miomas e Quistos

 

Efeitos da Menopausa

 

Dor Pélvica Crónica

 

Incontinência Urinária

 

 

 

Saúde do Homem

 

Dor Pélvica Crónica

 

Problemas da Próstata

 

Dores Testiculares referidas

 

Incontinência Urinária

 

 

 

Em Pediatria

 

Obstipação e Gastrite

 

Cólicas Infantis

 

Vómitos Persistentes

 

Refluxo Vesico-ureteral

 

 

 

Disfunções Músculo-Esqueléticas

 

Interacção Viscero-Somática

 

Síndrome do Canal Cárpico

 

Disfunções Crónicas da Coluna

 

Dores de Cabeça e Enxaquecas

 

Ciática

 

Dores nas Articulações Periféricas

 


 
Com Dr. Jean-Pierre Barral,
Dr. Olivier Bazin e
Dr. Marc Naudin, Palm Beach, USA, 2010
 
Com o Dr. Alain Croibier, Palm Beach, USA, 2008
 

Contactos: Telemóvel: + 351 962 426 564 | Morada: Quinta da Beloura, Sintra | Email: geral@integrativeosteopathy.pt