A Terapia Sacro-Craniana foi desenvolvida pelo médico e osteopata americano Dr. John Upledger, após um estudo científico intensivo entre 1975 e 1983, enquanto professor de biomecânica e investigador clínico na Universidade Estatal de Michigan, nos Estados Unidos da America.

É utilizada para avaliar e corrigir as alterações do funcionamento do sistema sacro-craniano. O seu objectivo é libertar as restrições existentes ao longo do corpo, que alteram a circulação do líquido cefalo-raquidiano e interferem na interligação entre o sistema nervoso e as restantes estruturas do corpo, originando disfunções e patologias.

É uma terapia que usa técnicas manuais extremamente leves e suaves, que não interferem com o sistema fisiológico natural do corpo humano, mas que têm uma influência profunda no paciente, proporcionando o seu bem estar físico, psicológico e emocional.

O Sistema Sacro-Craniano consiste num sistema hidráulico semi-fechado, constituído pelo líquido cefalo-raquidiano, contido dentro de uma membrana sólida (dura-máter), que envolve e protege o cérebro e a medula espinhal. O líquido cefalo-raquidiano possui várias funções, sendo a mais importante associada ao metabolismo das células do Sistema Nervoso Central, criando o ambiente fisológico indispensável ao seu bom funcionamento. Este sistema mantém uma relação entre o sacro e o cranio através do tubo dural e está exposto a tensões anormais que podem causar alterações em várias partes do corpo.

É indicada em qualquer faixa etária, praticamente não possuindo contra-indicações.

A Terapia Sacro Craniana é cada vez mais usada como terapia preventiva, e é benéfica numa grande variedade de disfunções físicas, estruturais e emocionais.


Aplicações da Terapia Sacro-Craniana

Enxaquecas
Dores de cabeça
Dores crónicas
Dificuldades respiratórias
Dificuldades na coordenação motora
Autismo
Disfunções do sistema nervoso central
Problemas músculo esqueléticos
DDHA (Desordem por Défice de Atenção com Hiperactividade)
Dificuldades na aprendizagem
Fadiga crónica
Fibromialgia
Problemas emocionais
Problemas relacionados com stress
Problemas do tecido conjuntivo
Disfunções temporo-mandibulares (ATM)
Disfunções neurovasculares e do sistema imunitário

 

Com o Dr John Upledger, em Palm Beach, USA, 2008
 

Contactos: Telemóvel: + 351 962 426 564 | Morada: Quinta da Beloura, Sintra | Email: geral@integrativeosteopathy.pt